sexta-feira, 5 de junho de 2009

CULTURA VIVA, ESCOLA VIVA

A cultura é um dos fatores que diferencia o homem dos outros animais.
Cultura é cultivar a terra, é também a manifestação de diferentes conhecimentos transmitida de uma geração para outra. É o homem em busca de si mesmo.
Para que a Escola se torne uma ESOLA VIVA ela requer uma revitalização, apoiando a expressão cultural aonde ela está acontecendo, fazendo interconexões de saberes e conhecimento.
O Brasil possui grande diversidade cultural, a Escola deve abrir suas portas para conhecer, resgatar e agregar a cultura local, valorizando, assim, as habilidades pessoais dos alunos.
A comunidade se apropriando da escola pública e vice-versa, abre espaço ao diálogo, exigindo uma abertura de ambas as partes. Um dos desafios é romper com a estrutura e hierarquia de um saber clássico e popular.
Todo processo de mudança na escola é lento, mas é possível, dependo de nós educadores.

2 comentários:

  1. Olá Vera!

    Reafirmo sua frase que cultura não é mais nada do que a manifestação dos diferentes conhecimentos transmitida de uma geração para a outra e o homem em busca de si. Hoje se perguntar para alguém sobre sua cultura e o que ela traz do seu contexto familiar são poucos que afirmam com convicção. Está mais que na hora de repensarmos nas culturas em que vivemos. Abraço da professora Áurea.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera...

    A busca do homem por si mesmo, passa por cultura também. É importante sabermos quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo. E isso cada cultura procura explicar aos seus atores. Como temos uma diversidade de cultural, consequentemente temos uma variedade de explicações ou visões sobre essa busca de si mesmo. Muito bom o seu texto.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir